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Culinária Alimentação balanceada é o segredo da vida saudável.

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Uma alimentação balanceada é essencial para a saúde, e previne diversos males como o colesterol, o triglicérides e a diabetes, além é claro de manter a forma e disposição. Mas como eu consigo tornar minha alimentação mais saudável e balanceada?

Primeiramente ela deve conter alimentos de todos os grupos: carnes, verduras, legumes, cereais, frutas, e até gorduras, sempre adequando às necessidades nutricionais de cada indivíduo. Vamos então conhecer um pouco mais desses grupos alimentares:

Cereais - esses alimentos são as principais fonte de carboidratos: arroz, batata, macarrão, mandioca, pães, biscoitos, farinhas e massas em geral. Recomenda-se ter pelo menos 1 alimento desse grupo em todas as refeições.

Frutas – fontes de vitaminas e minerais, muito importante para a prevenção de doenças crônicas. Uma fruta por dia já traz bons benefícios para a saúde.

Hortaliças – alface, tomate, abobrinha, beterraba, agrião, escarola, brócolis, espinafre, chuchu, entre outros. Ricos em minerais e vitaminas necessários para o bom funcionamento do nosso organismo. O consumo diário é recomendado.

Leite e Derivados

Excelentes fontes de proteína e cálcio, responsável pela saúde dos seus ossos. Mas prefira os alimentos com menos quantidade de gordura, por exemplo, leites e iogurtes desnatados, e queijos ‘magros‘, como a ricota, minas e branco.

Carnes - além da carne vermelha, peixe e frango, os ovos também entram neste grupo. São fontes primordiais de proteínas, vitaminas e minerais. Recomenda-se o consumo diário de pelo menos um alimento deste grupo, de preferência assados, cozidos ou grelhados.

Leguminosas - feijão, grão-de-bico, lentilha, soja, ervilha, entre outros. São fontes de proteínas, gorduras insaturadas e vitaminas e minerais com funções antioxidantes. O consumo de pelo menos uma porção desses alimentos por dia é recomendado.

Gorduras – aqui entram os óleos vegetais (azeite, óleo de soja, girassol, canola), manteigas e margarinas, banha, toucinho, e outros. São fontes de energia, e atuam como veículo de vitaminas lipossolúveis e antioxidantes. Prefira as de origem vegetal.

Doces e Açúcares – aqui encontram-se as delícias e os vilões de toda dieta: bolos, tortas, chocolate, sorvete, açúcar, mel, balas, e doces em geral. O açúcar é fonte de energia, mas deve ser consumido com moderação, devido ao risco de obesidade e diabetes.

Conseguindo colocar esses alimentos no seu dia a dia de forma consciente, com certeza sua qualidade de vida será melhor. E tudo isso você encontra no Novo Mercadão da Cidade, produtos frescos, de qualidade, lojas especializadas em produtos naturais e light, peixarias, açougue, empório e tudo que você precisa para uma alimentação 100% saudável. Venha fazer uma visita e encontre de tudo, todo dia.


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