Administração 16 3237-7770 | Portaria 16 3236-5042
Segunda a Sábado das 8h às 20h | Domingo das 8h às 14h

Tem no Novo Mercadão A alma e a cor da culinária brasileira.

Voltar Voltar

O tempero é a alma de qualquer prato. E quanto mais frescos, mais sabor e perfume trazem à comida. O sal é o mais usado no mundo, mas é preciso ter cuidado com o excesso. Muitas vezes utilizando os temperos certos, a quantidade de sal pode ser diminuída ou até mesmo substituída totalmente. Mas você sabe quais são os temperos mais usados no Brasil? Fizemos uma listinha para você conhecer e entender um pouco mais sobre eles. Ah, e fica a dica, se for utilizar tempero seco, utilize em menor quantidade, pois o sabor é mais forte, e nunca deixe de experimentar enquanto cozinha.

Açafrão da terra

Ele dá aquela corzinha amarelada aos pratos e é muito utilizado nas culinárias baiana, indiana e asiática. E vai bem com quase tudo: arroz, sopas, legumes, carnes, saladas, pães e doces.

Alecrim

Suas folhas são utilizadas em sopas, molhos, saladas e outros. Ele realça o aroma de carnes grelhadas e fica perfeito na batata, couve-flor e em molhos.

Alfavaca (manjericão cheiroso)

Podem ser utilizadas folhas secas ou frescas em molhos de tomates, massas, berinjelas, peixes de carne firme e legumes.

Alho

Mais um tempero universal. Pode-se utilizar os dentes de alho em praticamente todo tipo de comida, sendo indispensável em refogados.

Canela

Pode utilizar-se a casca ou moída e combina bem com doces: chocolates, bolos, pães, biscoitos, mingaus e doces.

Cardamomo

Por ser versátil ele combina com carnes fortes e pratos suaves. É muito utilizado em pratos indianos, carneiro, porco e fígado, além de bolachas, licores, café, e até saladas de frutas.

Cebola

Par perfeito para o alho, tomate ou pimentão. Combina com muitos pratos salgados e aperitivos, e pode ser preparada de diversas maneiras.

Coentro

O grãos inteiro é usado em marinados e conservas. Se for moído ou em folhas, vai bem com todo tipo de carne e molhos.

Cominho

Muito utilizado na carne assada, cozida ou de panela, além de molhos para carne e peixe, legumes, ovos, queijos, pães. É um tempero básico da culinária nordestina.

Cravo-da-índia

Com uma característica marcante, é preciso ter cautela para utilizá-lo. Usa-se em pó ou inteiro em presuntos, marinados, molhos, bebidas, bolos, biscoitos, doces e compotas.

Gengibre

Famoso nos restaurantes japoneses, o gengibre é bem versátil e pode ser utilizado tanto em pratos salgados ou doces, trazendo frescor e personalidade ao prato.

Hortelã

Utilizada amplamente em licores e chás, ele também é um tempero fundamental na cozinha árabe para preparar saladas, kibe e carneiro.

Louro

Usa-se suas folhas para aromatizar marinados, molhos, massas, assados, feijões, carnes e caldos.

Manjericão

Muito utilizado na culinária italiana, ele traz um aroma muito bom para pizzas, molhos de tomates, macarrões e frutos do mar.

Noz moscada

Dá sabor e aroma especiais a marinados, assados, legumes, molho branco e doces. Deve ser ralada somente na hora do uso e em pequena quantidade.

Orégano

Tem aquele gostinho especial que dá a característica principal da pizza. Traz aroma e sabor e pode ser utilizado em muitos pratos salgados.

Páprica

Substitui a pimenta seca e tem um sabor mais suave. Dá cor ao arroz, legumes, frango e também é encontrada na versão picante.

Salsa

Parte do Cheiro Verde junto com a cebolinha. As duas devem ser adicionadas após o cozimento para manter suas propriedades.

Tomilho

Muito utilizado na culinária brasileira, suas folhas e flores são utilizadas em sopas, aves, peixes, carnes, saladas, e molhos em geral.


Compartilhar:

  • facebook
  • twitter
  • gplus

Imprimir:

  • imprimir